terça-feira, 7 de agosto de 2007

Arrepios

Uma sensação que sempre me intrigou muito, desde pequena, é o arrepio. Isso porque nunca consegui definir bem se ficar arrepiado é uma sensação boa ou ruim. Eu sei, a maioria das pessoas vai dizer que, certamente, arrepiar-se é algo bom. É bom, mas é ruim, sabe? Dá vontade de rir, de sentir de novo, mas também dá vontade de escapar, de bloquear o que está causando o arrepio.

Acho uma das sensações mais estranhas e interessantes que o ser humano pode ter. “Foi tão lindo, que fiquei toda arrepiada”, “Oh, chego a me arrepiar todo só de ouvir”. Acredito que esta minha incerteza quanto ao arrepio seja decorrente do fato de que eu fico arrepiada com coisas estranhas. Exemplo: é verão, o carro está estacionado sob o sol forte há duas horas. Se eu entrar nesse carro, fico arrepiada. Não tem erro. Uma reportagem, uma cena de filme, alguma edição que misture cenas e trilha sonora bonita já é suficiente pra me arrepiar. Para se ter idéia, meu braço ficou todo eriçado ao assistir a algumas cenas dos Jogos Pan-Americanos, que mostravam os atletas emocionados, acompanhadas de uma música clássica forte, bonita. Não é tão freqüente, mas acontece.

Pensando bem, até que eu gosto de arrepios. O arrepio é algo, digamos, sublime, que exterioriza uma forte emoção, uma mistura de sentimentos, algo indefinido. Por um instante, parece que não pensamos em nada, a mente fica em branco; o corpo estremece, sentimos como se não pudéssemos controlá-lo até o arrepio passar; parece que a alma abandonou o corpo, que não somos mais nós mesmos; paramos o que estamos fazendo, respiramos fundo, o arrepio passa.

E o melhor é que por mais que já tenhamos nos arrepiado milhões de vezes, parece sempre ser uma sensação nova, desconhecida, nunca perde o valor. Não se torna sem graça, não deixa de nos chamar a atenção.


PS: estranhamente, fiquei arrepiada escrevendo estes dois últimos parágrafos.

10 comentários:

Samir Oliveira disse...

É, o arrepio é realmente um mistério. Gostei da teoria de que "a alma sai do corpo" ^^

ótimo texto, nunca tinha parado para pensar mais filosóficamente sobre o arrepio, ehehe

bjs

Ananda Etges disse...

Creio que o mais fascinante do arepio é o fato da surpresa, nunca sabemos qndo teremos um e o motivo pelo qual ele ocorreu! Fico facilmente arrepiada e nas mais diversas situações. Que bom que atualizou o blog! Pretendo fazer o mesmo!
Beijoo Gi!

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

Eu acho bom. É uma sensação não frequente, mas que quando vem, normalmente, é por um motivo bom. Pelo menos pra mim.
Tu sempre escreve sobre coisas que eu raramente penso. Isso é legal.
Beijos

Fernando Teixeira disse...

O arrepio está presente na minha vida, sobretudo nos momentos épicos dos filmes ou dos jogos de futebol.

Tenho o arrepio como a forma física do mais nobres do sentimentos, o orgulho. Geralmente quando enchemos o peito, ficamos orgulhosos de algo que fizesmos ou que alguem alançou, sempre o arrepio toma a espinha e escorre pelos braços.

Obiamente existem aquele outros arrepios, os que, sinceramente, me agradam mais são os arrepios femininos. Aqueles que ocorrem quando se sopra no pescoço, ou em outra parte sensivel. Isso sempre rende otimas expressões....heheheh

Otimo texto mesmo, nao me recordo de ter ligo algum sobre este tema. Muito bom!
bjooos!

Gabriela Aerts disse...

Eu tenho um dom.
E é controlar arrepios.
Não sempre daqueles de eriçar os pêlos do corpo. Mais dos que dão por dentro.
E foi tão bom ler esse texto e me lembrar que eu posso fazer isso a todo momento.
Me arrepiei lendo.

ana costa disse...

cheguei aqui porque tive um arrepio e gostava de saber o que segnificam ao certo...

concordo plenamento no que disseste..um arrepio expressa emoção e foi isso qe me causou um arrepio ...

obrigado :D

ana costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Koushiro disse...

eu posso controlar meus arrepios a quarquer hora! por "dentro" shuhs ou por fora aparecendo os pelos para cima , e ainda consigo direcionar onde eu quero que ele apareça. não descobri para que esse controle me serve ainda, se alguem tiver uma ideia me de um toque! vlw

CK disse...

Eu possui controlar meus arrepios, é muito legal kkk

Natali disse...

Gostaria de saber como controlar os arrepios